Qual seria nossa reação ao ouvir um muçulmano afirmar que o Alá do Alcorão é o
Deus da Bíblia? Apesar do pouco conhecimento que muitos possuem acerca do
islamismo, não é difícil identificar as imensas diferenças que esta religião
possui em relação ao cristianismo. Apesar deste abismo doutrinário que nos
separa, esta é a crença islâmica: o Alá do Alcorão é o Deus da Bíblia! Nosso
propósito, ao longo desta matéria, é demonstrar que isso é impossível, uma vez
que o islamismo se opõe ao entendimento cristão de que há um único triúno Deus.
Ressaltamos que não temos a intenção de denegrir o islamismo, mas somente expor
seu entendimento sobre Deus. Ratificamos a necessidade desta abordagem em Defesa
da Fé pelos seguintes fatores:
1. Há um avanço numérico islâmico. Tem
sido noticiado pela imprensa que o islamismo possui muitos seguidores. Segundo
Jaime Klintowitz, jornalista, o islamismo tem hoje 1,2 bilhões de adeptos.1 Isto
representa um quinto da população mundial. O mesmo artigo informa que o
islamismo governa cinqüenta países do mundo.2
2. Há um ardor missionário
islâmico em ação e um ataque do islamismo contra as doutrinas cristãs. Sabemos
que o islamismo esforça-se por difundir sua doutrina em todo o mundo livre. Isto
é facilmente visto pelas mesquitas construídas e inúmeros livros escritos e
publicados ao redor do mundo. Há nas últimas páginas do livro Islamismo
Mandamentos Fundamentais, de Mohammad Ahmad Abou Fares, 25 fotos de mesquitas
construídas no Brasil. Tem sido observado por nós que onde há uma mesquita há
também um esforço de proselitização, o qual se dá por meio de distribuições de
livros religiosos islâmicos e doações do Alcorão. Neste contexto, o islamismo se
opõe às doutrinas cristãs por meio de regulares publicações.3
Uma
precaução necessária
Para não criarmos problemas de comunicação, é
importante esclarecer em que sentido usaremos a palavra Alá ou Alah, termo usado
para Deus na língua árabe, tanto no Alcorão quanto na Bíblia. Se fôssemos ler em
árabe o famoso versículo do evangelho de João: “Deus amou o mundo de tal
maneira”, seria: “Alá amou o mundo de tal maneira” (Jo 3.16). Nosso problema não
está no uso da palavra Alá, mas em entendermos se o Alá do Alcorão é o Alá da
Bíblia.
Se faz necessário uma breve definição do que queremos dizer por
Deus, como uma unidade absoluta no islamismo e como uma unidade composta no
cristianismo. Sem isto, o entendimento do texto, para quem não está
familiarizado com a doutrina da Trindade, ficará difícil. Por ora, basta afirmar
que, segundo autores islâmicos e o Alcorão, Deus, no islamismo, é uma unidade
absoluta, ou seja, há um único ser divino, em uma única essência divina. Por
outro lado, Deus, no cristianismo, é uma unidade composta, ou seja, há só um
Deus, mas três pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo, em uma única
essência divina. Neste caso, as Pessoas são inseparáveis e indivisíveis, por
isso que há um único triúno Deus.
Passemos, então, à explanação de como o
islamismo crê que Deus é.
Alá seria o mesmo Deus da
Bíblia?
Se o Alá do Alcorão é o mesmo da Bíblia, ficamos, então, com
o dilema de como pode um Deus triúno (unidade composta) ser o mesmo Deus que não
é triúno (unidade absoluta). Os muçulmanos resolvem este problema negando a
autenticidade da Bíblia e se apoiando nas instruções do Alcorão.
No verso
46 do Sura 29, lemos o seguinte: “E não disputeis com os adeptos do Livro4,
senão da melhor forma [...] Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim
como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos
submetemos” (grifo do autor).
Como podemos ver, não é incomum os
muçulmanos pensarem que a Bíblia testifica do mesmo Deus que o Alcorão, pois
este conceito fica claro nesse verso, por meio da expressão: Nosso Deus e o
vosso são Um e a Ele nos submetemos.
Além disso, crêem que os personagens
bíblicos Abraão, Ismael, Isaque, Jacó, Moisés, Jesus, entre outros, eram
muçulmanos (Sura 2:136).
O professor Samir El Hayek, responsável pela
versão do Alcorão em português, a qual é utilizada nesta matéria, expressa a
mesma idéia: “Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos (destes, Abraão tinha
aparentemente um livro — versículo 19 da 87ª Surata — e outros seguiam sua
tradição), Moisés e Jesus, deixando cada um deles uma escritura... Não fazemos
distinção entre qualquer um desses (profetas). Sua mensagem (no essencial) foi
uma só (ou seja, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, Moisés e Jesus pregaram uma única
mensagem, que era a islâmica), e isso constitui a base do Islam” (último
parênteses do autor).5 Sendo assim, teriam pregado o conceito islâmico de
Deus.
Outro destacado pensador islâmico, Mohamad Ahmad Abou Fares, ao
mencionar um trecho do Alcorão (Sura 4:150-152), confirma esta mesma idéia:
“Estes versículos e muitos outros contidos no Alcorão nos ensinam a grande
religião: a religião de Deus é uma só... desde de o início da criação até
hoje... e até o fim!”6 (grifo do autor). A idéia que Fares procura provar é a de
que cristãos e muçulmanos servem o mesmo Deus, e isto desde o
princípio.
Ahmed Deedat, outra autoridade islâmica, também tenta provar
que o Alcorão está certo quanto ao seu Alá ser o mesmo Deus da Bíblia. Faz isso
citando uma nota de rodapé da Bíblia The New Scofield Reference Bible. Publicou
a primeira página da The New Scofield Reference Bible, na qual se encontra a
nota de rodapé nº 1, que diz: “Eloim (às vezes El ou Elah), na forma inglesa
Deus (God), o primeiro dos três nomes primários da divindade, é um substantivo
uniplural formado por El =forte e Alah = jurar, se obrigar por voto, implicando
em fidelidade. Esta unipluralidade implícita no nome é diretamente afirmada em
Gênesis 1.26 (pluralidade), e no verso 27 (unidade). Veja também Gênesis 3.22.
Assim, a Trindade é latente em Eloim”.7
Deedat usa essa nota de rodapé
como um argumento para sustentar o que se encontra em diversos textos do Alcorão
(Suras 2:136, 138-140; 4:150-152; 29:46), ou seja, cristãos e muçulmanos adoram
o mesmo Deus. Faz isso porque a palavra Alah foi mencionada na nota.
Reconhecemos que a nota da Bíblia The New Scofield Reference Bible faz bem ao
mencionar a palavra Alah, pois Elohim é o plural de Eloah, do verbo alá em
hebraico, que significa ser adorado, ser excelente, temido e reverenciado. No
entanto, destacamos que se Eloim, plural de Eloah, que vem do verbo alá, é uma
evidência de que cristãos e muçulmanos servem ao mesmo Deus, segundo Deedat,
então o Deus alcorânico deveria ser uma unidade composta, como indica a palavra
Eloim, plural de Eloah, e como explicou Scofield em sua nota de rodapé: “El
=forte e Alah = jurar, se obrigar por voto, implicando em fidelidade. Esta
unipluralidade implícita no nome é diretamente afirmada em Gênesis 1.26
(pluralidade), e no verso 27 (unidade). Veja também Gênesis 3.22. Assim, a
Trindade é latente em Eloim.” Contudo, ele usa de seletividade para com a
citação e ignora o fato de que a nota claramente ensina que o Deus verdadeiro é
uma unidade composta, o que, por sinal, é bem antiislâmico.
Diante da
enfática exposição desses testemunhos que concordam que o Alá do Alcorão é o
Deus da Bíblia, e considerando muitos outros que foram aqui omitidos,
ratificamos a necessidade de conhecermos qual é o entendimento islâmico sobre
Deus, e como, neste contexto, os muçulmanos negam as doutrinas basilares da fé
cristã. Entretanto, antes de fazê-lo, é importante entender o que levou Maomé a
pregar o monoteísmo absoluto islâmico, rechaçando a doutrina da Trindade. Para
tanto, precisamos saber o que significa shirk, conhecimento que nos dará base
para entendermos o contexto no qual surgiu a crença islâmica de Deus. Passemos a
defini-lo.
Como shirk é definido
Shirk é atribuir associado
ou parceiro a Alá, ou seja, considerar algo ou alguém que não tem natureza
divina como Deus e adorá-lo como tal. Este é o único pecado no islamismo que não
tem perdão: “o homem se tornou culpado de shirk, adorador de ídolos”.8 Em outras
palavras, adoração a ídolos (politeísmo) é shirk, pois é o mesmo que associar ou
atribuir um parceiro a Alá, considerando-o Deus, quando esse não o é.
No
Alcorão está claro que shirk é imperdoável, conforme vemos autenticado: “Deus
jamais perdoará a quem lhe atribuir parceiros (associados); porém, fora disso,
perdoa a quem lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus comete um pecado
ignominioso” (Sura 4:48; grifo do autor). Tal como este, outros textos
participam da mesma concepção (Sura 4:116; 5:172).
John Gilchrist,
pesquisador do islamismo, entende que a maior barreira entre os cristãos e os
muçulmanos é o fato de que para o islamismo os cristãos cometem shirk ao
adorarem Jesus, pois no entendimento islâmico, Jesus é apenas um profeta, e não
Deus encarnado. Neste caso, isto seria associar alguém, uma criatura de Alá, a
Alá, adorando-o como Deus, quando essa criatura ou alguém não seria Deus.
Gilchrist explica que a raiz da palavra parceiro é a mesma da palavra
shirk, a saber yushraku.9 Segundo ele, os cristãos cometem shirk numa
perspectiva islâmica, pois o Alcorão condena o entendimento cristão de que Jesus
é o Filho de Deus (Sura 10:68). Os muçulmanos pensam que os cristãos associaram
ou atribuíram Jesus a Alá, quando aquele (Jesus) era um mero mensageiro deste
(Alá). Na verdade, sabemos que Jesus é eterno e nunca foi associado a Alá. Deus
é triúno de eternidade a eternidade.
Os árabes pré-islâmicos eram
idólatras
Os árabes pré-islâmicos criam que Alá tinha filhos e
filhas. Estes eram deuses e deusas, ou gênios e gênias, que descendiam de Alá.
Como seus descendentes possuíam natureza divina, por isso eram adorados como
divindades por eles. Contudo, numa perspectiva islâmica, isto era o mesmo que
associar ou atribuir parceiros a Alá. Temos suficiente informação no Alcorão
sobre os árabes pré-islâmicos nesses termos, ou seja, eram idólatras e cometiam
shirk.
No Sura 53:19-23, temos a menção de três deusas adoradas no
período pré-islâmico: Al- Lát, Al-Uzza e Manata. Pensavam que estas eram filhas
de Alá: “Considerai Al-Lát e Al-Uzza. E a outra, a terceira deusa, Manata.
Porventura, pertence-vos o sexo masculino e a Ele o feminino? Tal, então, seria
uma partilha injusta. Tais (divindades) não são mais do que nomes, com que as
denominastes, vós e vossos antepassados [...] Não seguem senão as suas próprias
conjecturas e as luxúrias das suas almas, não obstante ter-lhes chegado a
orientação do seu Senhor!” (Maomé teria, então, trazido a orientação do seu
Senhor contra o entendimento errado da idolatria); parênteses do autor.
O
entendimento islâmico presume que Deus não tem nenhum Filho, porque Alá não faz
sexo. Veja o Sura 6:100-102: “Mesmo assim atribuem como parceiros a Deus, os
gênios, embora fosse Ele quem os criasse; e, nesciamente, inventarem-lhe filhos
e filhas [...] Originador dos céus e da terra! Como poderia ter prole, quando
nunca teve uma esposa, e foi Ele quem criou tudo o que existe, e é Onisciente?
Tal é o vosso Deus, vosso Senhor! Não há mais divindade além dele, Criador de
tudo! Adorai-o, pois, porque é o guardião de todas as coisas” (grifo do
autor).
Na prática, segundo esse texto, os seres (gênios) seriam deuses
parceiros de Alá, aos quais os pré-islamicos atribuíram como parceiros a Deus,
por serem seus descendentes e, por isso, foram condenados por Maomé como
idólatras.
Como, então, o entendimento pré-islâmico pensava em Deus como
alguém que tinha filhos e filhas conforme Maomé anunciava o monoteísmo, esses
islâmicos achavam que ele (Maomé) tivesse sugerindo que todos os deuses
formassem um só, como se fosse possível somá-los em um (Sura 38:5). Contudo,
Maomé anunciava-lhes que havia somente um Deus e, neste sentido, o islamismo é
semelhante ao cristianismo, pois prega a existência de um único Deus e condena a
idolatria, mas, apesar dessa semelhança, Maomé ensinou que Deus não é triúno e,
por isso, existe uma grande tensão entre o islamismo e o cristianismo. Munidos
desse contexto, passemos agora a considerar alguns fatores que evidenciam que o
Alá do Alcorão não é o Deus da Bíblia.
O Alá do Alcorão não teve
filho
Começamos pelo Sura 112: “Dize: Ele é Deus, o Único. Deus! O
Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!”. Hayek diz
o seguinte sobre esta passagem alcorânica: “A natureza de Deus é nos aqui,
indicada em poucas palavras, de maneira que possamos entender [...] Ele é Uno e
Único, o Uno e Único, a quem devemos adorar; todas as outras coisas ou entidades
em que ou em quem pudermos pensar são as suas criaturas, de maneira nenhuma
comparáveis a Ele [...] Ainda mais, não devemos pensar que Ele teve um filho ou
um pai, porquanto isso seria querer imputar-lhe qualidades materiais, ao
formarmos um juízo dele”.10
Ainda nesse contexto, o Sura 19:35 diz o
seguinte: “É inadmissível que Deus tenha tido um filho. Glorificado seja! Quando
decide uma coisa, basta-lhe dizer: Seja!, e é”. Hayek, ao comentar este verso,
mais uma vez explica que Deus não pode ter um filho, porque não faz sexo: “Gerar
um filho é um ato fisiológico que depende das necessidades da natureza animal do
homem. Deus, o Altíssimo, é independente de todas as necessidades, e é
derrogatório atribuir-lhe tal ato”.11
Percebemos que esse entendimento é
fruto do desconhecimento da doutrina cristã. Perguntamos: quem afirmou que Jesus
é Filho de Deus em termos carnais? É abominação e blasfêmia também para os
cristãos imaginar que Jesus é Filho de Deus nessa condição. Não deveria haver
tal barreira entre o cristianismo e o islamismo, pois este não é o ensino
cristão sobre a filiação de Jesus. De fato, os cristãos não ensinam que Deus
precisa fazer sexo para ter um filho, assim como não precisa de mãos para
segurar, de pés para andar ou de pulmão para respirar e viver.
Mas como,
então, os muçulmanos enfrentam as afirmações bíblicas que legitimam a filiação
de Jesus? Ahmed Deedat alista algumas passagens, tais como Gênesis 6.2,4 (os
filhos de Deus casaram-se com as filhas dos homens), Êxodo 4.22 (Israel é filho
de Deus), Salmo 2.7 (Davi como filho de Deus) e Romanos 8.14 (os filhos de Deus
são guiados pelo Espírito Santo), por meio das quais afirma que Jesus era Filho
de Deus de uma maneira metafórica, como Israel, Davi e outros na Bíblia.12
Assamad interpreta as mesmas passagens concluindo que Jesus era Filho de Deus no
sentido que era próximo de Deus pelo amor, assim como qualquer homem pode ser
filho de Deus.13
Como podemos ver, as duas argumentações só provam que há
mais de um uso para a expressão filho de Deus na Bíblia sem considerarem as
passagens que definem Jesus como Filho de forma especial e única, nas quais
Jesus é revelado como tendo a mesma natureza do Pai, assim como igualdade. Logo
se percebe que tanto Assamad como Deedat não compreendem os vários significados
bíblicos da expressão Filho Deus.
A idéia de que Jesus era um mero homem,
um mensageiro (profeta), um ser criado, não divino, também é vista na citação,
por parte de Ahmed Deedat, dos Suras 3:47 e 3:59. Fez isso para embasar sua
opinião, como muçulmano, de que Jesus fora criado: “Este é o conceito islâmico
do nascimento de Jesus. Pois para Deus criar um Jesus, sem um pai, basta
simplesmente desejar. Se ele quiser criar um milhão de Jesus, sem pais, basta
Alá desejar”.14
Deedat parece estar convencido de que Jesus não é Deus,
pois entende que Ele nunca se declarou como tal. Procura provar sua opinião
citando João 10.23-36 para explicar que Jesus é um com o Pai (v. 30), mas,
segundo seu entendimento, somente em propósito. Jesus não seria Filho de Deus de
uma maneira especial, como se fosse Deus, ou tivesse reivindicado sê-lo.15 No
entanto, Deedat cai em contradição quando reconhece que o entendimento dos
cristãos e dos judeus, quanto ao episódio da passagem, é claro. Ou seja, Jesus
reivindicou ser Deus ao dizer que era um com o Pai, com a diferença de que os
judeus não aceitaram isto, mas os cristãos, sim: “Os cristãos concordam com os
judeus, Jesus realmente fez tal reivindicação (ser Deus); mas diferem nisto, não
era blasfêmia para os cristãos, porque crêem que Ele é Deus”.16 A contradição de
Deedat demonstra que no fundo ele sabe que Jesus realmente se declarou Deus!
Ora, se Jesus nunca se declarou Deus, como judeus e cristãos entenderam isso?
Como vieram a discordar desse ponto, se não houve reivindicação por parte de
Jesus?
Assamad igualmente parece convencido de que Jesus não é Deus, pois
Ele orava a Deus Pai e, nesse sentido, era como qualquer outro homem, como
qualquer criatura de Deus, por isso conclui que Jesus não podia ser Deus
encarnado: “Ele falava de Deus como meu Pai e vosso Pai, e meu Deus e vosso Deus
(Jo 22.17). Essas palavras de Jesus relatadas na Bíblia demonstram que Jesus
tinha a mesma relação com Deus que qualquer outro homem. Ele era uma criatura de
Deus [...] Em sua agonia na cruz, Jesus exclamou: ‘Eloi, Eloi, lamma
sabachthani?’. Que quer dizer: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’
(Mc 15.34)”.
Segundo Assamad, jamais tais palavras, proferidas na cruz
por Jesus, poderiam ser pronunciadas por Deus, por isso diz: “O que temos aí é o
grito de um homem indefeso e agonizante dirigido ao seu Criador e Senhor”.17
Cita então diversas passagens bíblicas em que Jesus orava, concluindo que Ele
não podia ser Deus e que nada sabia sobre a Trindade pelo fato de ter sido sua
prática a oração (Mc 1.35; Lc 5.16; Jo 17.3).
O aparente problema
apontado por Assamad, por meio do qual tenta provar que Jesus não era divino,
pois orava a Deus Pai, de fato não o é, pois havendo três pessoas na Divindade,
uma fala com a outra, não só durante a encarnação, mas também antes e depois da
mesma. Na realidade, podemos verificar grande semelhança entre o seu argumento e
os das testemunhas-de-jeová, as quais, tal como Assamad, procuram intensificar a
questão atacando a divindade de Jesus à luz das limitações decorrentes de sua
encarnação.
Declaram que Jesus, pelo fato de ter sido homem, não podia
ser Deus encarnado. É Claro que um ser humano se alimenta e passa por todas as
vicissitudes decorrentes de sua natureza. Como homem, Jesus era tão humano como
qualquer outro ser humano. Todavia, isso não consiste em prova de que não podia
ser uma das pessoas da Divindade que se encarnou. Fez isso por um certo tempo,
para que, assim, se cumprisse toda a Escritura e pudesse haver salvação para o
homem. Não obstante, possuía natureza divina, mesmo que, voluntariamente,
tivesse se limitado na manifestação de seus atributos divinos. Não há, no
genuíno entendimento cristão, conflito no fato de Jesus, sendo Deus, ter-se
tornado homem, mesmo que para isso tivesse se limitado, por um certo tempo, na
manifestação plena dos atributos divinos.
O Alá do Alcorão não é
triúno
Uma vez que Alá no Alcorão é uma unidade absoluta, é de se
esperar que a doutrina da Trindade fosse claramente condenada no Alcorão. Há
passagens no Alcorão que claramente se opõem à Trindade.
Hayek, ao
comentar o Sura 2:135 (“Disseram: Sede judeus ou cristãos, que estareis bem
iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de Abraão, o monoteísta, que
jamais se contou entre os idólatras”), disse o seguinte sobre a Trindade: “Os
judeus, embora orientados quanto à Unicidade, procuraram falsos deuses, e os
cristãos inventaram a Trindade ou a copiaram da idolatria”.18 Podemos ver, pelo
comentário de Hayek, que o islamismo condena a Trindade, pensando ser ela o
mesmo que idolatria. Percebemos que os posicionamentos islâmicos são
profundamente antagônicos ao cristianismo.
Vejamos o que diz o Sura 5:73:
“São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o um da Trindade! Porquanto não existe
divindade além do Deus Único...” (grifo do autor). Veja também o Sura 4:171.
Ressaltamos, porém, que os cristãos não crêem que Deus seja o um de uma
Trindade, como se duas outras Pessoas tivessem sido associadas a Deus, mas ao
contrário, crêem que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e somente um Deus,
pois há somente uma essência divina; cada uma das Pessoas é Deus e possui a
totalidade da essência divina; as Pessoas são eternamente inseparáveis e
eternamente unidas nessa única essência divina; cada uma das Pessoas possui a
mesma dignidade das outras duas, e, portanto, conseqüentemente cada uma das
Pessoas são idênticas em essência, vontade, propósito, poder, eternidade e nos
demais atributos. Sendo assim, a Surata 5:73 não faz referência ao entendimento
bíblico e cristão de Deus.
Além desse erro de interpretação da Trindade
por parte dos muçulmanos, existe a possibilidade de Maomé ter confundido o
ensino cristão da Trindade com o triteísmo do Pai, Maria e Jesus. Se isto
ocorreu, há a possibilidade de Maomé ter condenado a Trindade por causa de um
entendimento errôneo, pois até mesmo os cristãos condenariam veementemente a
Trindade nesses termos. Como teria ocorrido isso? Há dois versos que indicam que
Maomé pensava que Maria também tinha natureza divina.
Citamos aqui o Sura
5:116, no qual se lê que: “E recorda-te de que quando Deus disse: Ó Jesus, filho
de Maria! Fosse tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e minha mãe por duas
divindades, em vez de Deus?” (grifo do autor). Veja também o Sura 5:75. Aqui,
constatamos, havia a crença ou o entendimento de que os cristãos adoravam Jesus
e Maria como pessoas da Trindade.
Há duas possibilidades de como Maomé se
convenceu de que a crença da divindade de Maria era aceita por cristãos. Talvez
obteve este conhecimento por meio de uma obscura seita cristã chamada
Collyridians, cujos adeptos adoravam Maria e lhe ofereciam um bolo em devoção
chamado Collyris.19 Ou simplesmente o obteve por meio do que pensou ser verdade,
segundo as aparências, pois alguns cristãos veneravam Maria em suas expressões
populares de fé de tal maneira que poderia ter-lhes parecido que a divindade de
Maria era uma doutrina cristã, o que é contrário ao ensino bíblico sobre
ela.20
De qualquer maneira, o entendimento islâmico inicial quanto à
Trindade, segundo antigos comentaristas islâmicos, supunha que essa fosse
composta de Deus, Maria e Jesus: “Estes versos (Sura 5:75 e 5:116) são
explicados pelo comentarista Jalalu’din e Yahya como sendo a resposta de Maomé à
declaração que ouviu de certos cristãos de que há três deuses, a saber: o Pai,
Maria e Jesus (Tisdall, The Original sources of the Qur’an)”.21 Outro grande
comentador, Zamakhshari, também concorda que o Alcorão ensina a suposta crença
cristã de que Deus, Cristo e Maria são três deuses, e que Cristo é o filho de
Deus por Maria.
Assim, segundo Jalalu’din, Yahya e Zamakhshari, era isso
que Maomé condenava, e não a doutrina como a conhecemos. O fato de Deus ser uma
unidade composta não faz dele três deuses.22 Se pudéssemos remover esses
mal-entendidos, então o islamismo veria que o cristianismo também prega o
monoteísmo. Agora, passaremos a expor, brevemente, essas discordâncias
doutrinárias.
Equívocos islâmicos na interpretação da
Bíblia
1. Imaginar que a Trindade foi retirada da idolatria ou
inventada pelo homem. De fato, a doutrina da Trindade é revelada implicitamente
no Velho Testamento e explicitamente no Novo Testamento. A Bíblia e os cristãos
que a seguem se opõem à idolatria, totalmente. As evidências bíblicas das
Escrituras quanto à divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo são tantas
que não podemos dizer que a doutrina da Trindade foi inventada pelos homens, ou
copiada da idolatria. Temos também as evidências de que Deus é uma unidade
composta nas Escrituras. Como, então, a doutrina teria sido retirada da
idolatria ou inventada pelo homem? Será que isso não é uma tentativa para
justificar o Alcorão? Aparentemente sim.
2. Imaginar que Jesus foi
associado a Alá. Não é verdade que os cristãos crêem em Deus como o um de uma
Trindade. Não é assim que a Bíblia revela Deus. Ele é sim uma unidade trina,
composta de três Pessoas, que é eterna. Jesus, por isso, nunca foi associado a
Deus. Ele é eternamente Deus. Nunca, no entanto, houve um momento em que Jesus
deixasse de ser Deus para depois passar a ser associado a Deus. Os cristãos
nunca cometeram shirk. Jesus é eternamente Deus.
3. Atacar a divindade de
Jesus, tendo como base sua encarnação. Se a Bíblia revela que o Messias seria
Deus em carne, quem somos nós para negar isto? Quem somos nós para limitar Deus
naquilo que Ele quer e pode fazer? Certamente que para o Deus do impossível é
possível voluntariamente se limitar em um corpo humano, se assim o desejar. A
encarnação de Jesus não prova que Jesus não é Deus, e não nos dá base para
rejeitarmos a Trindade. Ela simplesmente mostra que Deus, voluntariamente, se
limitou em um corpo humano para morrer pelo homem que se havia perdido. Contudo,
após sua exaltação, não possui limitações de um corpo humano. Somente assim
Jesus poderia dizer que estaria onde dois ou três estivessem reunidos em seu
nome. Ele está agora no pleno exercício da manifestação de seus
atributos.
4. Ignorar todos os sentidos da expressão Filho de Deus na
Bíblia. Por causa disso crêem que Jesus não é o Filho de Deus, pois Deus não faz
sexo. Não é isso que os cristãos ensinam. Sabemos que a expressão Filho de Deus
tem um sentido natalício, messiânico, assim como retrata um relacionamento
filial entre Jesus e o Pai. Todavia, um de seus sentidos evidencia que Jesus se
autodeclarava Deus, quando aplica a expressão para si, reivindicando igualdade e
unidade com o Pai (Jo. 5:18-28; 8:28, cf. Jo 8.24,52-58). Há muitas passagens
para fundamentarmos esse ponto em termos bíblicos. Certamente que nunca foi
ensinado pelo cristianismo que Deus fez sexo com Maria, querendo, com isso,
justificar o uso da expressão Filho de Deus. De onde será que o islamismo tirou
tal idéia? Por que ainda a propaga? Certamente que esse não é o ensino cristão a
respeito da expressão Filho de Deus.
5. Confundir a doutrina da Trindade
com o triteísmo do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Afirmam que a doutrina da
Trindade divide a deidade em três Pessoas divinas, separadas e distintas — Deus
o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. Isso seria triteísmo: três Pessoas
distintas e separadas em três essências. Nós, cristãos, porém, não cremos assim,
antes, que Jesus ensinou a unidade das Pessoas em uma única essência divina, ou
seja, em uma unidade trina. De tal maneira que as pessoas são inseparáveis,
mesmo internamente, na única natureza divina existente. Veja os seguintes textos
bíblicos para a divindade de Jesus e sua unidade com o Pai em uma mesma
essência: João 1.1,14,18; 5.18-28; 8.24,28,52-58; 10.30-38; 14.7-11. Como disse
Jesus: se não pudessem crer no que Ele dizia, que cressem por causa das obras
que Ele realizava: João 10.30-38; 14.11, entre suas realizações, sua
ressurreição: João 2.18-22; 8.28, por meio da qual ficaria evidente que Ele era
(e ainda é) auto-existente, eterno, com poder sobre a morte e, de fato, podia
oferecer vida eterna ao que nele cresse: João 8.51.
6. Imaginar que a
Trindade pudesse ser composta do Pai, de Maria e do Espírito Santo. Nunca passou
pela cabeça de nenhum erudito cristão essa possibilidade. A doutrina da Trindade
é baseada nas Escrituras, e estas não ensinam a Trindade dessa maneira. Vemos
pelas Escrituras que Maria foi uma mulher escolhida por Deus, mas, como todas as
criaturas, era apenas um ser humano.
O Alá do Alcorão não é o Deus da
Bíblia!
À luz da revelação bíblica e alcorânica, afirmamos
que:
Alá não é o mesmo Deus da Bíblia. O Deus da Bíblia é triúno, o do
Alcorão não. Alá se define como uma unidade absoluta, mas o Deus da Bíblia como
uma trina unidade composta. Alá não possui um filho, o Deus da Bíblia sim. Alá
ataca, por meio do Alcorão, a doutrina cristã de Deus e a Divindade e a Filiação
de Jesus, porém, estas foram reveladas, ao longo da história, por Deus nas
Escrituras Sagradas, a Bíblia, por meio de suas muitas evidências.
Respeitamos as convicções islâmicas num contexto de liberdade religiosa,
mas lamentamos que sua doutrina de Deus, tal como se apresenta no Alcorão, ataca
a cristã. Percebemos que os muçulmanos não assimilaram, como convém, a doutrina
bíblica de Deus. Atacam-na, mas não a compreendem. Não conseguem perceber que
Deus se revelou ao homem como triúno. É lamentável que imaginem que Deus só pode
ter um filho se fizer sexo. Não é nesse sentido que Jesus é Filho de Deus, como
já afirmamos.
Costumo dizer que podemos passar uma eternidade discutindo
doutrina, provavelmente não chegaremos a nenhum lugar. Contudo, nosso desejo é
que os muçulmanos possam ter um encontro vivo e real com Jesus. Isto é possível,
pois Ele ressuscitou, venceu a morte, portanto, pode se manifestar a todo aquele
que crê. Só Ele pode perdoar pecados e salvar, pois para isto morreu pelo homem.
Contudo, o homem, criado por Deus, precisa crer e clamar, pois sem fé é
impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Não é preciso palavras quando há um
encontro com o Jesus ressurreto, pois Ele ainda tem o mesmo poder transformador
manifesto durante sua encarnação terrena.
Fazer um texto abordando as
diferenças doutrinárias entre os cristãos e os muçulmanos não significa que não
amamos os seguidores do Islã. Ao contrário. Nós os amamos e sabemos que o Senhor
é poderoso para se revelar a eles.
Oremos pelos muçulmanos, e não nos
deixemos levar pelos nossos preconceitos.
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