Existe entre os cristãos sinceros uma preocupação demasiada com a demonologia.
Alguns chegam ao absurdo de admitir a possessão de crentes. Esta doutrina tem
causado grandes conflitos entre os cristãos que no passado estiveram envolvidos
com o espiritismo. Quando velhas criaturas, praticavam a comunicação com os
mortos, recebendo entidades espirituais no exercício da mediunidade. Agora, como
novas criaturas, temem e acreditam que suas experiências passadas os tornam mais
suscetíveis à possessão demoníaca que os outros cristãos.
Para
fundamentar esta exótica doutrina, seus defensores alegam a possessão de crentes
em alguns casos bíblicos: Judas Iscariotes, Pedro, Ananias e Safira, entre
outros.
Quanto a Judas Iscariotes
Apesar de ser um dos
doze, não era um cristão autêntico. Em João 6.70 Jesus declara: Não vos escolhi
vós os doze? e um de vós é um diabo (grifo do autor). Judas não era como os
demais: “Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os
pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. Porque
bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos”
(Jo 13.10-11, grifo do autor).
Arrazoamos ainda: poderia um cristão
autêntico roubar? Judas Iscariotes era ladrão: “Ora, ele disse isto, não pelo
cuidado que tinha dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o
que ali se lançava” (Jo 12.6). Seu final não poderia ter sido mais trágico: “E
ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”
(Mt 27.5).
Quanto a Pedro
Na cerimônia do lava-pés, Pedro
não permitiu que Jesus o lavasse: “Nunca me lavarás os pés. Repicou-lhe Jesus:
Se eu não te lavar não tens parte comigo” (Jo 13.8). Após ter entendido que esta
atitude era equivalente a rejeitar Jesus e seus benefícios, o impetuoso apóstolo
pediu que lhe fossem lavados não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça
(Jo 13.9). Como vimos, havia um que estava impuro, e este não era
Pedro.
Como explicar Marcos 8.33? “Mas ele, virando-se, e olhando para os
seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim,
Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são do
homem” (grifo do autor).
Em seu intenso cuidado humano, Pedro serviu de
instrumento satânico ao pronunciar palavras que se opunham aos planos de Deus
para a salvação da humanidade. Não há nenhuma evidência de possessão, mas, sim,
uma influência diabólica a qual todos os que não vigiam estão expostos (Mc
14.38). Alguns momentos antes, na ocasião em que Jesus interrogou os discípulos
acerca da sua identidade, Pedro havia sido elogiado: “...Quem dizem os homens
ser o filho do homem?... E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo... Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não
revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus (Mt 16.13-17, grifo
do autor).
Depois de algum tempo, em virtude de suas experiências e
tendo adquirido maior maturidade espiritual, o apóstolo enfatizou a importância
da vigilância e explicou a posição do diabo em relação à vida do cristão: “Sede
sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pe 5.8, grifo do autor).
No
final de sua vida, Pedro autenticou sua fé como mártir, morrendo crucificado de
cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como seu mestre
7.
Quanto a Ananias e Safira
“Disse então Pedro: Ananias,
por que encheu Satanás seu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e
retivesses parte do preço da herdade?” (At 5.3, grifo do autor).
Ananias
e sua esposa receberam ataques de Satanás – a Bíblia diz: “Não deis lugar ao
diabo” (Ef 4.27) – e, em conseqüência, revelaram reações pecaminosas. Jesus
disse: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”
(Mt 6.21). A questão em pauta é tão-somente o fato de tentarem mentir ao
Espírito Santo e a falta de fé para fazer como os demais discípulos que
depositavam aos pés dos apóstolos todo o valor da herdade
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