sexta-feira, 7 de outubro de 2011

vaso de honra

Vaso de honra (II Tm. 2.20,21/ II Co 4:7)

Quando a Bíblia fala em vaso sempre se reporta ao homem e a seu conteúdo Foi assim na multiplicação do azeite da viúva (II Rs.4) e na transformação da água em vinho (João 2). Deus pode fazer maravilhas quando nos apresentamos a ele como vasos disponíveis para a sua obra (At.9.15).

1- O material do vaso.
Pedra, não poderemos ser usados. Ser inflexível é não perdoar, não aceitar correção, não se arrepender, não reconhecer o erro, não chorar, não querer mudar.
Sejamos flexíveis como o barro nas mãos do oleiro (Jr.18.1-6). A lama não serve, pois representa instabilidade, insegurança e contaminação.
O ouro e a prata serão muito úteis, mas terão que passar pelo fogo das tribulações para se tornarem flexíveis.
O diamante é muito duro mas uma vez lapidado torna-se lindo
2- A condição do vaso. O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora. Aqui estão incluídos os pecados visíveis e os ocultos, do corpo e da alma, os que o homem vê e os que só Deus vê.
Um detalhe que temos a observar é que o vaso só recebe, não coloca coisas, mas pode permitir que elas fiquem nele
3- O conteúdo do vaso. Na bíblia encontramos vasos contendo água (João 2), vinho (João 2), perfume (Lc.7.37), azeite (II Rs.4), maná (Êx.16.33), tesouro (II Cor.4.7), vinagre (João 19.29), etc. Precisamos nos livrar do conteúdo maligno, o pecado guardado. Precisamos nos encher da palavra de Deus (Col.3.16) e do Espírito Santo (Ef.5.18).

4. Tipos de vaso
1.1- Em 2 Tm.2.20, Paulo chegou a dizer que numa grande casa há uma grande diversidade de vasos. Vasos de ouro, de prata, de madeira, e também de barro.
1.2- Em At.9.15, o próprio Paulo foi chamado por Deus de “vaso escolhido”.
1.3- No SL.31.12, o próprio Davi se sentia como um “vaso quebrado”.
1.4- De acordo com Pv.25.4, é preciso tirar a escória, para que o vaso se torne útil para o ourives.
1.5- Em Is.66.20, o profeta fala de “Vasos puros” na Casa do Senhor.
1.6- Em Jr.18.1-6, o povo do Senhor é comparado ao vaso na mão do Oleiro.
1.7- Em Rm.9.21, Paulo fala de “vasos de honra” e “vasos de desonra”.
1.8- Em Rm.9.22-23, Paulo fala de “vasos da ira” e “Vasos de misericórdia”.
5. A honra do vaso
Aqui estar a síntese do que quero mostrar que o vaso sendo de honra depois recebe honra imagine ele ser preparado pelo oleiro e no final ser colocado num local, o melhor local escolhido pelo que o fez, mas para chegar lá o vaso precisa entender o que é sacrifício
A palavra ‘sacrifício’ significa que eu estou dando algo que para mim é de valor, para que outra pessoa tenha benefício do mesmo. Obviamente;

A palavra ‘oferenda’ tem a ideia é que a ‘oferenda’ agrade aquele para o qual a mesma está sendo trazida.
Talvez para melhor entendermos o papel do sacrifício animal devêssemos tentar determinar o objetivo de um sacrifício. O primeiro passo seria entender a palavra hebraica para sacrifício, "korban," que vem da mesma raiz da palavra "karov – aproximar-se." Um corban é um meio pelo qual nos aproximamos de D’us.
(Le 1,2-3; 2,1; Núm 5,15; 6,14-21)
Enfim, O vaso de honra no final é honrado ele estar bem perto (aproximação) com o seu criador existe maior honra do que esta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.