sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Discurso de Paulo aos anciãos de Éfeso

Introdução: O livro de Atos documentou o nascimento, a trajetória da Igreja e os feitos dos apóstolos e servos. São registros valiosos e dignos de observação, reprodução, imitação. Temos as memoráveis palavras de Paulo ao se despedir dos anciãos de Éfeso, onde pregou e ensinou durante três anos. Os números à esquerda são do capítulo vinte. Os breves comentários foram expostos depois de acurada análise do conteúdo. Servem de luz para os ministros e filhos de Deus do Século XXI.

17 – De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. (Palavras com a liderança. A responsabilidade pela igreja é dos líderes cristãos)

18 – E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, (Segurança de ser conhecido na realidade. Paulo nada tinha a esconder. Acompanhado no convívio diário durante três anos)

19 – servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram; (Servir a Deus foi o principal sentido da vida de Paulo. As angústias estarão presentes na vida do justo ao desenvolver seu ministério. O sistema do mal usa homens maus para atingir os fiéis)

20 – como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas, (Anunciar o evangelho de Cristo. As boas novas da salvação. Ensinar a doutrina de Cristo. Os princípios para a vida dos convertidos)

21 – testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. (Sem discriminação racial. Deus amou o mundo. As bases: Conversão e fé. Arrependimento e confiança no sacrifício de Cristo)

22 – E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, (Guiado pelo Espírito Santo, nada a temer)

23 – senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. (O preço do ministério bem-sucedido pode ser dificultoso e doloroso. Abatidos, mas não destruídos!)

24 – Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Desprendimento. A vocação sagrada como prioridade. Paulo sabia que a maior necessidade da raça humana é saber da graça salvadora e restauradora de Deus)

25 – E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. (Profecia indesejada, mas verdadeira. Separação temporária dos que amamos. Os cristãos não dizem adeus, mas até breve)

26 – Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; (Dever cumprido. Paulo se compara ao atalaia que deu o sinal de advertência)

27 – porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Consciência de fidelidade. Goteje a minha doutrina como a chuva!)

28 – Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (Investidura dos servos vocacionados. Quem investe? O Espírito Santo. Qual o objetivo da investidura? Apascentar os filhos de Deus)

29 – Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. (Profecia contra os falsos profetas. Mercenários parecidos com pastores)

30 – E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (Profecia contra irmãos oportunistas e apóstatas; rebeldes e insubmissos. Homens que usam o rebanho para negócios)

31 – Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. (Advertência. Sentimento ardoroso de amor. Os lábios do sacerdote ensinarão a sabedoria!)

32 – Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. (Intercessão. Incentivo à leitura, meditação e guarda da Palavra de Deus. Só Deus edifica seu povo. Só Deus pode dar herança, galardão)

33 – De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste. (Coração inocente. Ética vivida. Exemplo de dignidade. Ética a ser reproduzida)

34 – Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. (Paulo trabalhava secularmente; embora a igreja o assistisse espontaneamente em algumas ocasiões. Ver II Co 11.8)

35 – Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (O zelo com os domésticos da fé; a filantropia ativa. A generosidade reconhecida como algo bendito)

36 – E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles. (Antes de se despedir, Paulo orou com os irmãos e amigos)

37 – E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, (O choro legítimo se manifestou e comprovou a comunhão e os afetos cristãos. O amor cria laços muito fortes entre a irmandade)

38 – entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio.” At 20.17-38 ARC. (Os crentes sentiram pesarosos diante da despedida quando Paulo esclareceu que só os reencontraria na eternidade)

Conclusão: Vimos lições valiosas no discurso. É aula para ministros e candidatos ao sagrado ofício. Não desprezemos tais parâmetros. São princípios de ética e conduta. Expressam o caráter do semeador da Palavra. Exige-se sacrifício para viver em tal dimensão. Procedendo com austeridade e temor não daremos escândalos à obra de Deus. Enquanto estivermos distantes do procedimento paulino, haverá frutos estragados, poucos frutos e esterilidade. Zelemos de nosso testemunho. A Bíblia exige: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” I Tm 4.16 ARC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.